• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Português (Brasil)English (United Kingdom)
Principal Notícias Newsflash
Notícias

Exame de Qualificação de Doutorado

Título: Towards a Novel Energy-Efficient IoT Network Protocol Stack

Candidato: Vinícius Galvão Guimarães

Dia: 27/07/2018
Hora: 14:00h
Local: Sala de seminários Espaço Sérgio Barroso ENE/UnB

Resumo: A melhoria da comunicação sem fio ao longo dos anos tem sido claramente notada, assim como muitos protocolos estão sendo propostos / implementados desde então. Com ele, a pilha OSI (Open System Interconnection) tem sido a estrutura mais comumente vista para o projeto de rede, com base no conceito de encapsulamento de pacotes. No entanto, muitas implementações não seguem corretamente o padrão e não são completamente independentes da camada. Além disso, a tendência da IoT (Internet das Coisas) também requer mais opções de protocolos, com melhor compatibilidade para sua variedade de aplicativos, bem como soluções ainda mais eficientes em termos de energia. Este trabalho propõe uma nova pilha de comunicação para ambientes de IoT, oferecendo melhor compatibilidade entre camadas e um design mais flexível para diferentes aplicações, enquanto reduz o consumo de energia, com cabeçalhos compactados, serviços compartilhados / informação e agregação de pacotes. O resultado dessa nova arquitetura também é um padrão para a implementação de protocolos, que fornecerá interoperabilidade mais fácil, permitindo que os dispositivos comutem os protocolos em tempo de execução com menos código incorporado. Assim, a eficiência energética é obtida por meio de menos redundância de funcionalidade e informações compartilhadas entre os protocolos.

Banca Examinadora:

Prof. Adolfo Bauchspiess, Presidente/Co-Orientador (ENE/UnB)
Prof. Marcelo Menezes de Carvalho (ENE/UnB)
Prof. Jacir Luiz Bordim (CIC/UnB)
Profª. Cíntia Borges Margi (PCS/EPUSP)

 

Defesa de Dissertação de Mestrado

Título: Modelagem Analítica da Vazão em Redes sem Fio Baseadas na Norma IEEE 802.11ah

Candidata: Stephanie Miranda Soares

Dia: 20/06/2018
Hora: 10:00h
Local: Sala de seminários Espaço Sérgio Barroso - ENE/FT

Banca Examinadora:
Prof. Marcelo Menezes de Carvalho (Presidente)
Prof. Renato Mariz de Moraes (CIn/UFPE)
Profª. Priscila América Solis M. Barreto (CIC/UnB)

Resumo: Inúmeras tecnologias promissoras foram desenvolvidas desde a concepção da Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) que poderão modificar diferentes aspectos em nosso cotidiano. Tendo em vista o rápido crescimento da IoT, foi criado o grupo de tarefa IEEE 802.11ah para o desenvolvimento de uma nova norma Wi-Fi para lidar com os principais desafios da IoT, que são a conectividade de muitos dispositivos com recursos de energia limitados a um único ponto de acesso, e o aumento do alcance das transmissões para distâncias muito maiores do que aquelas tipicamente utilizadas em redes locais sem fio. Assim, esse padrão traz novos mecanismos nas camadas física e de enlace para atender aos requisitos da IoT. Na camada física, houve modificações para operação em faixas de frequências abaixo de 1 GHz e, na camada MAC, o padrão traz novos mecanismos de economia de energia para ter um melhor desempenho em redes densas, sendo um deles o acesso restrito ao canal (RAW, do inglês Restricted Access Window). Recentemente, tem havido muitos trabalhos sobre o IEEE 802.11ah, entretanto, a maior parte deles trazem ideias de agrupamento ou modelagem analítica para descobrirem o tamanho ótimo do RAW para obter maior desempenho da rede. No entanto, para um melhor entendimento dos efeitos dos diversos parâmetros e mecanismos do IEEE 802.11ah, esta dissertação apresenta um modelo analítico da função de coordenação distribuída do IEEE 802.11ah para o caso em que as estações estão distribuídas uniformemente em diversos slots RAW e sob condições de tráfego saturado e canal ideal, sem perdas de propagação de sinal. Em nosso modelo, consideramos que cada intervalo de beacon possui somente um RAW o qual é dividido em slots RAW, e estudamos o impacto no desempenho da vazão ao variar o número de slots RAW e o número de estações na rede. Além disto, introduzimos ao modelo Markoviano uma probabilidade de término do slot RAW e propomos duas expressões empíricas para o cálculo desta probabilidade. Por fim validamos o modelo
analítico com simulações no simulador de redes NS3 e, a partir das simulações computacionais, encontramos uma constante de ajuste para aproximar o modelo das simulações.

 

Defesa de Dissertação de Mestrado

Título: Projeto de controladores PID robustos para sistemas politópicos sujeito a atraso incerto: uma abordagem LMI

Candidato: Guilherme Aleksanders de Oliveira

Dia: 30 de julho de 2018
Hora: 14:30
Local: Sala de seminários ENE

Banca Examinadora:

Presidente: Prof. Eduardo S. Tognetti (ENE/UnB)
Prof. Eugênio L. F. Fortaleza (ENM/UnB)
Prof. José A. R. Vargas (ENE/UnB)

Resumo: Objetiva-se propor condições de projeto de controladores PID robustos para sistemas monovariáveis sujeitos à atraso incerto. As incertezas paramétricas do processo e do atraso são descritas na forma politópica e as condições de projeto são expressas como um problema de otimização convexo na forma de desigualdades matriciais lineares (LMIs) obtidas por meio da teoria de estabilidade de Lyapunov. Como critério de desempenho, é utilizado a alocação de polos do sistema em malha fechada e a minimização da norma H-infinito da função de transferência entre a entrada de referência e o erro de rastreamento. Exemplos numéricos validam a eficiência da proposta.

 

Disciplinas - 2º/2018

A lista de oferta de disciplinas para o 2º semestre de 2018 já está disponível. A consulta pode ser feita em Lista de Oferta.

Última atualização: 18/06/2018