Português (Brasil)English (United Kingdom)
Principal Notícias Newsflash

Defesa de Tese de Doutorado

Defesa de Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Eletrônicos e de Automação (PGEA)

Título: Controle Híbrido Bimodal de Atitude de Corpos Rígidos Baseado em Quatérnions Unitários

Candidato: Paulo Pércio Mota Magro

- Data: 12/09/2017
- Horário: 14h30
- Local: Espaço Sérgio Barroso

João Yoshiyuki Ishihara (ENE-UnB) - Presidente
Eduardo Stockler Tognetti (ENE-UnB) - membro
Bruno Vilhenab Adorno (UFMG) - membro
Edson Roberto de Pieri (UFSC) - membro

Defesa de Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação (PGEA)

Título: Compressão de Sinais S-EMG Dinâmicos em Abordagens 1D e 2D

Candidato: Marcel Henrique Trabuco

- Data: 15/09/2017
- Horário: 14h30
- Local: Espaço Sérgio Barroso

Francisco Assis de Oliveira Nascimento (ENE-UnB) - Presidente
Fabiano Araújo Soares (FGA-UnB)
Eddie Batista de Lima Filho (UFAM)
João Luiz Azevedo de Carvalho (ENE-UnB)

Última atualização: 04/09/2017

Alunos Especiais Selecionados

As inscrições de alunos especiais aceitas para disciplinas do 2º semestre de 2017 já podem ser conferidas em "Processo Seletivo".

Defesa de Dissertação de Mestrado

Título: Acesso Inicial Omnidirecional de Usuário em Redes de Ondas Milimétricas via Esquema de Alamouti

Candidata: Thayane Rodrigues Viana

Dia: 11/08/2017
Hora: 14:00h
Local: Sala de Videoconferência - CPD/UnB

Banca Examinadora:
Prof. Marcelo M. de Carvalho (Presidente - ENE/UnB)
Prof. Renato Mariz de Moraes (CIn/UFPE)
Prof. Jacir Luiz Bordim (CIC/UnB)

Resumo: O crescente volume de tráfego de dados e a demanda por altas taxas nas atuais redes sem fio afirmam a necessidade de novas tecnologias para melhorar a eficiência espectral na próxima geração de redes celulares. Entre essas tecnologias, as comunicações por ondas milimétricas (mmWave) emergem como uma candidata chave aproveitando bandas de frequência abundantes e inexploradas, juntamente com a densificação de células menores e o grande número de antenas nas duas extremidades do enlace. Entretanto, a alta perda de propagação e o bloqueio do sinal são desafios importantes a serem superados nas bandas mmWave. Para compensar isso, as técnicas de conformação de feixe foram propostas para alcançar altos ganhos de diretividade. Infelizmente, o uso de conformação de feixe no acesso inicial (quando o equipamento do usuário (UE) precisa se conectar à estação base (BS)) deve introduzir uma sobrecarga de atraso significativa, uma vez que exigirá algoritmos de busca de feixes ou estimativa de canal fora da banda para proporcionar a configuração e o alinhamento dos feixes. Para evitar esse problema, este trabalho investiga o uso do Esquema de Alamouti como meio de realizar a conexão do dispositivo de usuário dentro da banda mmWave de forma omnidirecional aproveitando seus ganhos de diversidade. Os resultados das simulações para uma célula outdoor em 28 GHz são apresentados para estimação da probabilidade de conexão do UE e cálculo da razão sinal-ruído (SNR, do inglês signal-to-noise ratio) média do canal uplink como função da distância entre BS e UE. Os resultados das simulações indicam que, com apropriados parâmetros selecionados, o Esquema de Alamouti pode prover probabilidades de conexão do UE similares às probabilidades proporcionadas pelo uso de conformação de feixe, sem provocar a sobrecarga de atraso causada pelos algoritmos de busca de feixe ou soluções fora da banda.

Última atualização: 07/08/2017

Matrícula Web - 2º Semestre de 2017

A matrícula do 2º semestre de 2017 será via web. Todos os alunos devem fazer o procedimento (novos e atuais). Ver instruções em "Processo Seletivo".