• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Português (Brasil)English (United Kingdom)
Principal News
News

Sistema interativo para treinamento de operador de subestações

O grupo coordenado pelos Profs. Francisco Assis de Oliveira Nascimento (ENE) e Pedro de Azevedo Berger (CIC) desenvolvou um sistema interativo para treinamento de operador de subestações. O sistema lembra um jogo 3D em primeira pessoa e é o único no mundo que aborda características, interfaces e algoritmos de jogos 3D e simulação elétrica de fenômenos e falhas elétricas. O sistema simula a subestação de FURNAS em Brasília e, de forma aleatória, apresenta ao usuário fenômenos físicos (problemas) que podem acontecer na subestação. O projeto foi apoiado por fundo setorial da ANEEL e por FURNAS/ELETROBRAS. Veja um vídeo aqui.
 

A suscetibilidade à fadiga muscular varia ao longo do ciclo menstrual

A suscetibilidade à fadiga muscular em mulheres varia ao longo do ciclo menstrual. É o que mostra o trabalho do doutorando Fabiano A. Soares e colaboradores, publicado este mês no periódico internacional Physiological Measurement (classificação A2 no Qualis das Engenharias IV / fator de impacto 1.43).

Analisando sinais de eletromiografia de superfície adquiridos durante contrações isométricas executadas em diferentes fases do ciclo menstural, o grupo observou variações significativas nas características espectrais dos sinais eletromiográficos e também na velocidade de condução dos potenciais de ação das unidades motoras. Tais estimadores são considerados bons indicadores da suscetibilidade do sujeito à fadiga. Esses resultados sugerem que programas de treinamento individuais que levem em conta o ciclo menstrual podem levar a uma melhor performance das atletas.

Um resumo do trabalho pode ser visto aqui, e o artigo completo pode ser encontrado aqui.
 

Ex-aluno do ENE ganha Prêmio Brasil de Engenharia

O ex-aluno do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, Bruno Vilhena Adorno, obteve menção honrosa do Prêmio Brasil de Engenharia na área temática TECNOLOGIAS DIGITAIS E DE COMUNICAÇÃO, categoria PÓS-GRADUAÇÃO. Seu trabalho de mestrado, "PLANEJAMENTO PROBABILÍSTICO DE ROTAS NO ESPAÇO DE CONFIGURAÇÃO E SUA APLICAÇÃO EM ROBÓTICA MÓVEL" foi contemplado com esse prêmio e o prêmio Brasília 50 anos.

O Bruno Vilhena Adorno defendeu seu mestrado em 2008, sob a orientação do prof. Geovany A. Borges, e em seguida iniciou o doutorado no Laboratoire d'Informatique, de Robotique et de Micro-électronique (LIRMM) de Montpellier. Sua defesa de doutorado está prevista para 2011.

Leia a reportagem sobre a entrega do prêmio aqui.

Mais detalhes aqui.

 

 

Prof. Queiroz é nomeado como "Distinguished Lecturer"

O Prof. Ricardo L. de Queiroz foi nomeado pela IEEE Signal Processing Society como "Distinguished Lecturer" (palestrante ilustre) para o ano de 2011. Durante o ano, o Prof. Queiroz dará palestras em várias universidades pelo mundo, tendo suas despesas de viagem pagas pela IEEE Signal Processing Society.

O Prof. Queiroz atua no PGEA orientando estudantes de mestrado e doutorado, nos seguintes temas de pesquisa: codificação de vídeo e imagens; TV digital; e processamento de sinais e imagens.

 
  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  Next 
  •  End 
  • »